Mundo

Vídeo: Arco-íris de fogo pinta os céus de Singapura

A nuvem de múltiplas cores pintou os céus de Singapura, na tarde desta segunda-feira, durante 15 minutos. Trata-se de um fenómeno conhecido como “arco-íris de fogo”, que se explica com o reflexo da luz do sol nos cristais de gelo das nuvens. Veja o vídeo.

Os céus de Singapura foram inundados com um brilho colorido raramente visto, por cima das nuvens, que formou pequenos arcos-íris com formas pouco habituais, fazendo parecer que emergiam de uma pequena bola de fogo. O fenómeno raro intrigou os habitantes de Singapura aconteceu esta segunda-feira, ao fim da tarde.

Tem o nome de “arco-íris de fogo”, mas assemelha-se a uma nuvem colorida, que ocorre quando a luz contorna um obstáculo (uma nuvem, neste caso) e se separa em cores.

Este fenómeno ocorreu durante a tarde desta segunda-feira (às 17h10 locais,  09h10 em Lisboa) e durou cerca de 15 minutos, surpreendendo milhares de pessoas.

Um pequeno círculo cor de laranja foi aumentando de volume, até ganhar as cores do arco-íris, durante aquele lapso de tempo, até se dissipar.

A Agência Nacional do Ambiente de Singapura (NEA, sigla em inglês) já explicou este tipo de efeito, que é também conhecido como “arco circumhorizontal”, através de uma publicação no Facebook:

“São, na realidade, halos de gelo formados pela refração da luz do Sol (ou ocasionalmente pela luz da Lua) em cristais de gelo em forma de prato que ficam suspensos na atmosfera”.

Não foram precisos muitos minutos para o fenómeno ter tomado conta das redes sociais, sendo muitos os que partilhavam no Twitter ou no Facebook imagens das nuvens coloridas.

 

Can't help but to share this wonderful phenomenon. Ping LaoShi and the others saw this during outdoor play this afternoon! "Fire-rainbow or Iridescent cloud"- xiexie Ping-

Publicado por Chi Navarro em Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir