Nas Notícias

Vídeo: Aos 93 anos, descobre o Youtube e vê-se numa gravação da II Guerra Mundial

Francesco BrambillaBrambilla Há histórias apaixonantes. Francesco Brambilla, um italiano de 93 anos, descobriu o Youtube e reviu-se num vídeo de 1942, da II Guerra Mundial. O filho mostrou-lhe o site de partilha de vídeos e convidou o pai a fazer pesquisa. “Caserna Passalacqua” foi a expressão escolhida. E Francesco, este idoso que um dia foi soldado, encontrou imagens da véspera da partida do regimento para a frente russa.

A fabulosa história de Francesco Brambilla é contada pelo jornal italiano Il Corriere della Sera. Francesco, um homem de 93 anos, nunca se interessara pelo Youtube, até que o filho, Fausto Brambilla, convida o pai a aproximar-se do computador para lhe apresentar o site de partilha de vídeos.

Fausto quis mostrar ao pai que basta escrever algumas palavras para que sejamos conduzidos aos vídeos que pretendemos ver. “Desde que o meu pai vive confinado à sua casa, viaja profundamente nas memórias, especialmente ‘naqueles anos’. Os anos da guerra, da frente, de grande reclusão na Rússia”, conta o filho deste idoso, em declarações reproduzidas pela Lusa.

Francesco Brambilla aceitou o desafio, ainda que com relutância, mas bastaram alguns minutos para ficar encantado, ainda que as memórias não sejam as melhores. Pediu para o filho colocar as expressões que o conduzissem ao seu regimento de guerra. “Tenta Sforzesca, o meu regimento durante a guerra”, pediu.

A pesquisa conduziu-o ao Youtube e entre os vídeos disponibilizados estava um, com data de 1942, durante a II Guerra Mundial, com o título “Caserna Passalacqua”. Não tardou e encontrou imagens onde se reviu, num vídeo a preto e branco, obviamente.

Francesco surge sentado, integrado no seu regimento de infantaria, que estava prestes a partir para a frente russa. Centenas de soldados aparecem numa imagem marcante, de despedida dos familiares. Partiam para o combate. Alguns não regressaram.

Dos 230 mil soldados italianos que partiram para a campanha da Rússia, cerca de metade regressou. Francesco Brambilla foi um dos sobreviventes e pôde viver tempo suficiente para se rever na Internet, num site que nem lhe dizia nada e que acaba por marcá-lo para sempre.

“Olha para nós… Somos aqueles que mandavam para morrer. Eu sou o único da minha terra que voltou para casa vivo”, disse Francesco, assim que viu as imagens.

Nascido em Bellinzago Lombardo, município de Milão onde residem cerca de 3800 cidadaos, este homem de 93 anos reviveu as memórias da II Guerra Mundial, graças ao Youtube, ferramenta que não lhe dizia nada.

Veja as imagens. Francesco Brambilla surge ao minuto 1m35, entre uma senhora e outro soldado.

Em destaque

Subir