Mundo

Vídeo: Aos 100 anos, trabalha 11 horas por dia e só folga ao domingo

Felimina_Rotundo_900

O seu nome é Felimina Rotundo. Conta 100 anos de vida e ainda não se reformou. Esta centenária de Buffalo, Nova Iorque, trabalha seis dias por semana, 11 horas por dia, numa lavandaria. Veja o vídeo de uma mulher que inspira os Estados Unidos.

Felimina completou o centésimo aniversário em agosto. Trabalha desde os 15 anos.

Dos Estados Unidos chega uma história inspiradora, de uma mulher que representa a perseverança, a resiliência, a força e a felicidade.

Chama-se Felimina Rotundo e da sua apaixonante história de vida destacam-se três números. 100, 11 e seis. Cem é a sua idade, 11 o número de horas que trabalha por dia, seis o número de dias que trabalha por semana.

Poderia estar reformada no conforto do lar, mas prefere manter-se no ativo, naquilo que a faz feliz: gerir aquela lavandaria de Bufallo, que a sua experiência suporta e que a sua imagem credita.

Cruza os braços apenas para a fotografia, porque vai manter-se em movimento enquanto tiver saúde. Não, Felimina Rotundo não quer parar e só o fará no dia em que lhe faltar a vida.

Todos os dias, com a força que os seus 100 anos de idade lhe permitem, lava roupa, faz limpezas a seco e oferece sorrisos. Entra todos os dias às 7h00 e só sai às 18h00. O almoço é consumido enquanto trabalha, de segunda a sábado. O domingo é a sua exceção à regra.

“Eu cresci durante a Grande Depressão, quando a vida era muito difícil. E nós tínhamos de ir trabalhar, com 15 anos… Mas isto faz com que cresçamos de forma mais rápida”, conta, nesta reportagem transmitida pelo canal USA Today.

A vida vai longa e, por isso, um conselho é sempre bem-vindo. “Levantem-se e façam algo. Levantem-se e vão trabalhar”, diz Felimina Rotundo, libertando um sorriso.

Sobre o dia da sua reforma, nenhum plano: “Não sei até quando vou trabalhar… Para já, vou continuando até não conseguir andar”.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir