Mundo

Vídeo: Ana Maria Braga aborda os três cancros que lhe foram diagnosticados

Ana Maria Braga, apresentadora de televisão, foi convidada para o programa Encontro, de Fátima Bernardes, onde falou sobre os três cancros contra os quais teve de lutar. A sua história de luta reforça o poder da sua mensagem: “A prevenção é fundamental”. Veja o vídeo.

O que fazer perante um diagnóstico de um cancro? Quais as probabilidades de sofrer da doença? Quais os sintomas que uma pessoa recebe? O que é a quimioterapia e a radioterapia?

Ana Maria Braga, apresentadora de televisão, sobreviveu a três diagnósticos de cancro e transformou-se num símbolo de luta e, por outro lado, numa voz que deve ser ouvida.

Foi convidada para o programa Encontro, de Fátima Bernardes, onde deu um conselho muito comum: “O diagnóstico precoce é fundamental, porque a doença é silenciosa”.

O momento em que se recebe a notícia “é terrível”. “Eu não tinha como chegar na câmara, com aquela angústia no coração e não dividir aquela angústia com as pessoas que me acompanham”, revela.

É como esconder de um filho esse sofrimento? Devemos fazê-lo, transmitindo-lhe uma mensagem contrária àquela que queremos? Se desejamos que os nossos filhos se abram quando têm problemas, devemos fazer o contrário?

“Se não mostrarmos que passamos por dificuldades, dificilmente depois iremos ver os nossos filhos contarem as suas histórias de dificuldade”, alerta Ana Maria Braga.

“Parece que é vergonhoso sofrer… Eu tinha de dizer e isso fez-me um bem… Deu-me uma grande força”.

Veja o vídeo com uma entrevista a uma mulher que se transformou num símbolo da luta contra o cancro:

Em destaque

Subir