Ciência

Vídeo: Alforrecas são um perigo cada vez maior devido às construções humanas no mar

Um estudo de um instituto esloveno confirmou uma teoria antiga: as construções humanas no mar estão a agravar a praga das alforrecas. As medusas, também conhecidas como mães-d’água ou águas-vivas, são um perigo para os banhistas, para a pesca e até para a produção de energia.

O aumento descontrolado das populações desta espécie é uma ameaça aos ecossistemas marinhos a nível mundial e, ainda no início do mês passado, a concentração de medusas obrigou ao encerramento temporário de uma central elétrica em Israel, após entupirem os sistemas de arrefecimento (ver o vídeo abaixo).

A culpa é do Homem, comprova agora um estudo do Instituto Nacional de Biologia da Eslovénia, com base numa análise ao crescente número de medusas no mar Adriático.

Este aumento da população de alforrecas está diretamente correlacionado com a crescente atividade humana no mar, como são exemplos as construções de quintas de vento (ver texto abaixo) e as plataformas de exploração de petróleo e gás natural.

De acordo com o estudo, conduzido pela equipa de Martin Vodopivec ao longo de cinco anos, as diversas populações de águas-vivas no Adriático aumentaram e mostraram-se mais ativas junto às plataformas na costa ou em mar alto.

Martin Vodopivec  sustenta que é urgente analisar o impacto ecológica das plataformas petrolíferas e gasíferas e das quintas de vento nos ecossistemas costeiros, lembrando ainda que  a concentração de medusas impede a atividade piscatória e agrava a poluição marítima.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=5A9NKRSSXANN

Em destaque

Subir