TV

Vídeo: Agressões racistas em universidade norte-americana

violencia_euaUm grupo de nove alunos do Dean College, em Massachusetts (EUA), foi expulso da universidade, por agressão a um jovem de forma bárbara, gravação do ato selvagem e divulgação na Internet. A Justiça norte-americana poderá ser o capítulo seguinte de uma história de cobardia e racismo.

O ato selvagem ocorreu à porta da faculdade, foi gravado e revela-se premeditado, com frases de ‘guerra’ proferidas por alguns dos elementos do grupo, poucos segundos antes da provocação à vítima. Depois, um jovem é agredido sem motivo.

O rapaz é atingido de forma repetida, com socos e pontapés. Cai, perante o gáudio de quem grava, através de um telemóvel, e de outras testemunhas. O agressor continua imparável e deixa a vítima prostrada no chão.

O agressor continua insaciável e retira as sapatilhas da vítima, utilizando-as nesta cena deplorável. O rapaz, ainda a recuperar dos socos, é novamente atingido na cara, com as sapatilhas, que lhe são roubadas.

A violência física termina, para dar lugar à psicológica. Com dificuldades em caminhar, o jovem é gozado, através de gritos histéricos de quem se diverte com o impensável. A cena demora cerca de dois minutos, é gravada com recurso a um telemóvel e acaba divulgada num site e no Youtube.

O autor das agressões físicas foi imediatamente expulso do Dean College. Mas não foi o único: quem gravou o episódio e outros sete elementos do grupo, que testemunharam e não fizeram nada para o evitar, também mereceram a mesma punição.

Justificaram o ato com o facto de quererem recuperar as sapatilhas, que alegam serem roubadas. Estes argumentos não convenceram os responsáveis da universidade, que viram racismo nesta violência inexplicável. A Justiça civil poderá ser o capítulo seguinte desta história.

Alertamos para a violência das imagens. Clique para ver o vídeo

Em destaque

Subir