Nas Notícias

Vídeo: Açorianos indignados com comentador da SIC

A análise do comentador Luís Delgado à elevada abstenção que se verificou na Região Autónoma dos Açores, no ato eleitoral do passado domingo, deixou a população local indignada. Veja o vídeo.

Os açorianos estão revoltados com as justificações encontradas por Luís Delgado, que apontou o analfabetismo da população local como uma das razões para a elevada abstenção.

“Por um lado, pela dispersão. Estamos a falar de nove ilhas, população muito escassa”, começou por justificar. Mas outras razões provocaram polémica.

“Os Açores, segundo dados do INE, são de facto uma região complicada, muito pobre, com analfabetismo, insucesso escolar, desemprego…  Quando comparada com todas as outras regiões do país, incluindo o continente, está muito abaixo, está quase na tabela final. Deve ser esse desinteresse todo”, disse.

Segundo Luís Delgado, “estamos a falar de uma região autónoma que ao longo de 40 anos não conseguiu inverter, alterar, mudar a grande situação de pobreza que existe naquela região”.

E desse ponto de vista há um sentimento de “desilusão total” para com os políticos, uma vez que estes demonstraram incapacidade de dar a volta à situação.

 “Região pobre, tão difícil”, insistiu. E por isso “a abstenção é tão alta”.

O raciocínio de Luís Delgado cai pela base, se tivermos em consideração que os atos eleitorais mais concorridos da história da democracia portuguesa – não só nos Açores, mas em Portugal Continental – verificaram-se em tempos com as maiores taxas de analfabetismo.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir