Ciência

Vídeo: 2016 fecha com três Superluas

Nada bate uma linda e brilhante Superlua, diz a NASA, à exceção de três Superluas. Este ano, o satélite vai estar três vezes em fase de cheia bem próximo da Terra.

Foi na noite de sexta-feira que a Lua voltou a brilhar redonda e enorme: mas no hemisfério Sul (devido à inclinação do eixo da Terra), pelo que aqui em Portugal não pudemos ver a primeira das três Superluas que fecham 2016.

O fenómeno da Superlua ocorre quando a Lua cheia se encontra na parte da órbita mais próxima da Terra, a partir dos 90 por cento de proximidade.

Como a órbita da Lua é elíptica, há um lado (o perigeu) que está cerca de 30.000 quilómetros mais perto do nosso planeta do que o outro (o apogeu).

Quando a Terra e a Lua (em fase de cheia) se encontram no mesmo alinhamento do Sol ocorre então a Superlua.

Em outubro, é a primeira das três vezes que o fenómeno vai ocorrer ainda durante este ano, como salientou a agência espacial norte-americana.

As próximas Superluas estão agendadas para os dias 14 de novembro e 14 de dezembro, sendo que a próxima será ainda mais especial.

A 14 de novembro, a Lua ficará cheia com uma diferença de duas horas para o perigeu. Nunca neste século esteve, nem estará tão próxima da Terra. A próxima ‘Supersuperlua’ ocorrerá apenas a 25 de novembro de 2034.

Em destaque

Subir