Ciência

Vida na Terra pode datar de há 3770 milhões de anos, a idade dos fósseis do Quebec

A Terra tem vida há mais tempo do que se pensava. Foram descobertos no Canadá um conjunto de fósseis com 3,77 mil milhões de anos.

São minúsculos fragmentos de bactérias que se encontravam gravados no quartzo na região de Nuvvuagittuq, uma zona remota do Quebec, no Canadá, que só começou a ser explorada na década de 90.

Os investigadores admitem, no artigo ontem publicado pela revista Nature, que este achado é “uma das formas de vida mais antigas da Terra”.

Com uma idade a variar entre os 3,7 e os 4,4 mil milhões de anos, estas bactérias terão sido a primeira forma de vida na Terra, surgindo 340 milhões de anos após a formação do planeta.

“As estruturas são compostas por minerais que se formam a partir da putrefação e estão bem documentados nos registos geológicos”, descreveu Dominic Papineau (Universidade da Califórnia, EUA), o principal autor do trabalho: “O facto de as termos descoberto numa das mais velhas formações de rocha conhecidas sugere que encontrámos provas diretas de uma das formas de vida mais antigas da Terra”.

Estes fósseis do Quebec, no Canadá, serão da mesma idade ou ainda mais antigos do que os da Gronelândia, encontrados no ano passado.

Tendo sido encontradas na Terra, estas bactérias são uma ‘prova’ de que há ou houve vida em Marte, apontam os cientistas.

“Marte e a Terra tinham água líquida à superfície” há 4000 milhões de anos, pelo que a descoberta coloca “questões emocionantes sobre a vida extraterrestre”.

“É de esperar que encontremos em Marte provas de vida há 4000 milhões de anos”, conclui Papineau: “Se isso não acontecer, a Terra pode ter sido uma exceção”.

Em destaque

Subir