Nas Notícias

O significado do provérbio ‘patrão fora, dia santo na loja’

Conhece o provérbio? Sabe o seu significado?

O provérbio “patrão fora, dia santo na loja” é recorrentemente usado, em contexto laboral, mas não só.

Essa expressão destaca que em alguma empresa, sem supervisão, as coisas não correm como o previsto ou não ficam bem feitas como devem, por regra, ficar.

Um chefe ou responsável hierarquicamente superior gosta que, mesmo quando está ausente, as coisas se processem de igual forma.

Quando isso não acontece, o sistema de produção de uma empresa ou entidade, seja de que área for, poderá ficar comprometido, caso os funcionários não tenham capacidade de se gerirem por breves momentos sem o seu superior.

Quando alguém se socorre dessa expressão, geralmente quer chamar a atenção para algo que está com desleixo por ausência de validação superior.

Poderá entender-se como “dia santo na loja” aquele dia em que os funcionários não têm tantas preocupações ou tarefas.

Quando o “patrão” está “fora” quer dizer que os funcionários não estão com a pressão da supervisão que lhes ‘cai em cima’ para qualquer erro ou deslize.

Por isso é que a expressão “patrão fora dia santo na loja” se celebrizou ao longo dos anos e faz parte do léxico popular há centenas de anos.

Quando o “patrão” está “fora” os funcionários sentem-se muito mais à vontade.

Mas a expressão é quase sempre usada fora do contexto laboral. E daí a riqueza do provérbio. Aliás, esse é o motivo pelo qual os provérbios são tão usados em todas a línguas.

Em destaque

Subir