Nas Notícias

O verão deixa os polícias com dúvidas sobre a compra da farda oficial

Como se veste um polícia no verão? Por lei, os agentes da PSP têm de comprar a farda através de uma plataforma eletrónica, mas a falta de resposta do armazém, segundo o Público, leva muitos polícias a optarem por comprar as peças de roupa oficiais nas lojas que as vendiam antes da nova lei.

“Isto não é uma brincadeira”, alerta Armando Ferreira, presidente do Sindicato Nacional da Polícia, ao mesmo jornal.

“A ministra manda mais uma vez cometer uma ilegalidade”, acrescenta o sindicalista.

Em causa está uma lei de 22 de novembro de 2016, que obriga os polícias a comprarem o fardamento oficial através da plataforma eletrónica, cuja gestão foi atribuída por concurso público.

Só que esse concurso apenas foi lançado em maio e agora, com o verão a chegar e as temperaturas a subir, os agentes da PSP não sabem como comprar as peças de roupa oficiais mais leves.

Alguns polícias, que recebem um subsídio de 60 euros para comprar a farda completa (incluindo chapéu e sapatos), têm continuado a recorrer às lojas das poucas empresas privadas autorizadas (antes da entrada em vigor da nova lei) a vender o fardamento oficial da PSP.

“Os agentes que precisam de renovar os fardamentos estão a perguntar-nos sobre o que fazer, até porque nos armazéns da PSP não há muitos artigos. Compram nas lojas, onde é ilegal comprar porque a portaria está em vigor, embora estejam à venda porque a ministra autorizou? E quando o portal estiver operacional, o que fazem à roupa que adquiriram e que é ilegal? Estão em causa processos disciplinares e os agentes estão alarmados”, insiste Armando Ferreira, ao jornal Público.

Em destaque

Subir