País

Vídeo: Uma viagem pelo Túnel do Marão em timelapse

No sábado, será inaugurado o Túnel do Marão. Graças a esta infraestrutura, Trás-os-Montes vê alargados horizontes do desenvolvimento. Venha circular no maior túnel da Península, com 5,6 quilómetros debaixo da serra gigante. Veja o vídeo.

A contagem decrescente para a abertura à circulação do maior túnel da Península está prestes a chegar ao fim. E começam novos tempos para a região, não só de Bragança, Vila Real, ou Amarante, mas todas as cidades que passaram a dispor da primeira autoestrada para Trás-os-Montes.

O Túnel do Marão é parte da A4 e permite a ligação entre Amarante e Vila Real, concluindo um trajeto que começa no nordeste transmontano e termina no Porto.

São 5,6 quilómetros de túnel rodoviário, cujas obras arrancaram em 2009, lançadas pelo Governo de José Sócrates, e terminam sete anos depois, depois de ‘partir muita pedra’, com problemas que levaram a três paragens nas obras.

Percorrer esta nova via custará 1,95 euros (veículos classe 1), 3,40 euros (classe 2), 4,40 euros (classe 3) ou 4,90 euros (classe 4).

As obras arrancaram em junho de 2009, mas foram suspensas em setembro do mesmo ano, após uma providência cautelar interposta pela empresa Águas do Marão.

Só em março de 2010 foi levantada a suspensão. No entanto, as obras só viriam a ser reiniciadas três meses mais tarde, em junho.

Mas uma nova providência cautelar, interposta pela mesma empresa, faz parar as máquinas durante mais dois meses a obra.

Em setembro de 2010, a concessionária retoma os trabalhos. Cerca de 70 por cento da empreitada estava concluída, mas a luz ao fundo do túnel ainda estava longe. Em junho de 2011, nova paragem, por falta de verba.

A concessionária Auto-estradas do Marão, que junta as empresas Somague a MSF, suspendeu as obras de ligação entre Amarante e Vila Real. Por esta altura, o consórcio exigia uma indemnização ao Estado, em virtude das sucessivas paragens e do aumento das taxas de juros praticadas pelas instituições bancárias.

Apesar de todas estas pedras na engrenagem, o Túnel do Marão estava imparável.

Em junho de 2012, o Governo anuncia mais 200 milhões de euros de fundos comunitários para terminar a construção.

E exatamente um ano depois o Estado rescinde contrato com a empresa que tinha a seu cargo a concessão do Túnel do Marão, fundamentando a sua decisão num incumprimento, pelo facto de ter parado a obra em 2011.

No início de 2014, o Governo liderado por Pedro Passos Coelho anuncia que as obras do Túnel do Marão iriam ser retomadas nos meses seguintes.

E o processo reentra em velocidade-cruzeiro, com o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, a abrir três concursos para a conclusão do Túnel do Marão.

A 18 de novembro de 2014, as máquinas voltam a avançar para a perfuração do túnel. Cerca de um ano depois, a 8 de outubro de 2015, conclui-se a perfuração e estabelece-se a ligação entre um e outro lado da Serra do Marão.

Depois de concluídos os troços de acesso e as vias e restantes infraestruturas no próprio túnel, e após os testes de segurança, anuncia-se a inauguração para o próximo sábado, dia 7 de maio de 2016. Caberá ao primeiro-ministro António Costa cortar a fita.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, a autoestrada resulta de um investimento que ronda os 270 milhões de euros. Concluir o túnel custou 88 milhões, dos quais 17 milhões em equipamentos de segurança.

A partir das 00h00 de domingo, abre-se a circulação do túnel e chega ao fim a barreira.

Mas pode entrar já no Túnel do Marão, viajando neste vídeo.

Em destaque

Subir