Mundo

Venezuela: Maduro promete eleições “com ou sem oposição”

Nicolás Maduro anunciou a antecipação das eleições presidenciais da Venezuela. “Com ou sem oposição”, o atual Presidente vai novamente a votos, a 22 de abril.

No discurso, proferido no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, o chefe de Estado voltou a acusar a oposição de práticas ilegais.

“Se a oposição não se inscrever, que se passará na Venezuela? Haverá eleições e um Presidente eleito, legítimo, que governará o país até 2025”, afirmou Nicolás Maduro, que se vai recandidatar.

Com a Venezuela mergulhada numa crise política, que ‘descambou’ numa crise económica e social, o chefe de Estado exortou os opositores mais mediáticos, como Henry Ramos Allup e Cláudio Fermín (do partido Ação Democrática), Henry Falcón (Avançada Progressista) e Júlio César Pineda, a avançarem contra ele.

“Temos tido uma oposição que improvisa e as coisas correm-lhe mal”, ironizou: “Uma oposição que quando perde eleições grita que é fraude e que se retira quando sabe que perderá as eleições”.

“Chova, troveje ou relampagueie, com ou sem oposição, haverá eleições presidenciais e o povo irá votar aos milhões”, prometeu Nicolás Maduro.

As acusações surgem depois da oposição ter recusado subscrever um acordo de diálogo.

“Estou a cumprir com o acordo de República Dominicana e dando amplas, absolutas garantias, de recenseamento eleitoral, durante os próximos 10 dias, a nível nacional, e de 15 dias a nível internacional. Também de observação eleitoral para que venham da ONU, da América Latina e Caraíbas”, salientou o Presidente venezuelano.

Em destaque

Subir