Tecnologia

Vendas do iPhone 7 desiludem e nem época natalícia salva a Apple

A Apple está a passar por um período menos bom no seu historial financeiro, e a culpa é do iPhone 7, que parece não ter entusiasmado os utilizadores como a marca esperava. Parece que aqueles anúncios de Tim Cook “este equipamento é melhor que o anterior” começam a não ter graça e a cair no ridículo.

É claro que um dispositivo lançado recentemente e da mesma família deve ser melhor que o anterior. Que ridículo! Como seria um anúncio do tipo: “este dispositivo é pior que o anterior”? Sem nexo, obviamente.

A verdade do iPhone 7, e tendo em conta algumas melhorias do hardware e do software, é que o dispositivo não trouxe nada de novo, não fez chegar ao consumidor algo que se destaca-se dos concorrentes. O Galaxy S7 saiu antes e é um dispositivo, no geral, muito mais interessante. E custa o mesmo.

Os dados chegam de várias fontes, entre elas a consultora Barron’s, que cita empresas que vendem componentes para o iPhone 7. A venda dos mesmos baixou muito nos últimos tempos, e é esperado que nem o Natal salva a Apple de uma queda nas vendas de smartphones.

A Barron’s indica que 19 empresas, registadas em Taiwan, reportaram quedas nas encomendas de componentes na ordem dos 0.4 por cento, e dizem que se este volume de vendas do aparelho continuar em queda o mesmo valor pode ascender aos 4 por cento.

A explicação para tudo isto pode estar no iPhone 8. Espera-se uma melhoria significativa na próxima versão do aparelho uma vez que se trata do 10º aniversário do lançamento do primeiro iPhone, e os utilizadores esperam um dispositivo empolgante.

Pode ser essa a explicação porque os fãs da marca não estejam a fazer o tradicional upgrade de aparelho. É pelo menos essa a perceção de vários analistas ligados à marca de Cupertino. O iPhone 7 não entusiasmou, e é bem provável que os utilizadores se estejam a guardar para o lançamento do iPhone 8.

Em destaque

Subir