Nas Notícias

Venda ilegal de medicamentos para emagrecer preocupa Infarmed

A autoridade do medicamento está preocupada e lançou um alerta por causa daquilo que considera ser um crescente aumento nas redes sociais da venda de medicamentos para emagrecer.

O alerta serve para avisar as pessoas para os riscos que correm ao adquirirem produtos que, em muitos casos, não estão classificados.

O Infarmed faz o alerta para a venda “através de um site destinado ao público português e das redes sociais e plataformas de mensagens, nomeadamente Facebook e Whatsapp”.

A entidade responsável pelos medicamentos em Portugal faz saber ainda que já notificou a empresa que tem realizado a venda e que tem “sede no Canadá”, tendo sido dadas instruções “para que retirasse de imediato todas as referências, sob pena de instauração das sanções previstas na legislação”.

O Infarmed explica ainda que “tomou medidas para impedir a venda destes produtos em território nacional pelos referidos sites”, tendo, de resto, sido “solicitado o apoio de autoridades internacionais”.

Em comunicado, o Infarmed diz que a sua preocupação se prende com medicamentos como o reductil, o clenbuterol, o liotironina e o efedrina.

A autoridade do medicamento alerta para a ausência de “qualidade, segurança e eficácia” que “não estão verificadas” e existe, por isso, “riscos para a saúde”.

O Infarmed lembra ainda que a venda “sem autorização é ilegal”, tal como “a comercialização através da internet sem a sua autorização”.

Em destaque

Subir