Mundo

Vem aí um software para detetar mentiras de políticos

Um software capaz de detetar mentiras de políticos? Sim, está em marcha o seu desenvolvimento por parte dos jornalistas do britânico The Guardian em colaboração com a Full Fact, empresa que está a desenvolver esta tecnologia que monitoriza afirmações dos políticos, testa a sua veracidade através de bases de dados já verificadas.

A ideia passa por existir a possibilidade dos jornalistas, por exemplo, terem a capacidade de verificar a veracidade de uma afirmação durante uma entrevista através deste software; e se for o caso, questionar, em tempo real, o entrevistado com declarações passadas.

Este projeto conta com vários apoios financeiros (425 mil euros do fundador do eBay, de um filantropo húngaro e do fundo Google Digital News Initiative).

Com este software os jornalistas vão ter um sistema automatizado de verificação de factos que rapidamente os avisa para falsas declarações ou mensagens contraditórias sejam elas feitas na imprensa, na televisão e até nos locais de decisão política.

“É como tentar construir um sistema imunológico”, diz Mevan Babakar, responsável do projeto na Full Fact, em Londres.

E salienta: “À medida que mais informações erradas se passam no mundo, [os jornalistas] têm algo que permite ‘combater’ esse fenómeno”.

Em destaque

Subir