Nas Notícias

Vem aí chuva intensa e ventos fortes num fim de semana de inverno

O alerta é da Proteção Civil. Com o fim de semana devem chegar a chuva intensa, os ventos fortes, a neve e um mar agitado.

De acordo com o aviso emitido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o estado do tempo deve agravar-se em Portugal continental, permanecendo assim até à próxima segunda-feira.

A previsão aponta para que a chuva atinja todo o território continental, em regime de aguaceiros intensos, a partir do final da noite de amanhã, mantendo-se ao longo do dia de domingo.

As rajadas de vento deverão atingir os 90 quilómetros por hora nas terras altas e até 70 quilómetros por hora no litoral.

Nas terras altas, a uma cota acima dos mil metros, poderá cair neve a partir do final do dia de domingo, prolongando-se durante segunda-feira.

chuva v2Já a partir de hoje e até ao final de amanhã, sábado, a agitação marítima deve atingir o litoral norte e centro e a região de Lisboa, com ondas de noroeste a atingirem os quatro metros.

Face a estas condições meteorológicas adversas, a ANPC alerta para a possibilidade de formação de lençóis de água e gelo nas estradas, inundações, danos em estruturas montadas ou suspensas (como postes e andaimes), acidentes na orla costeira e queda de árvores.

Em destaque

Subir