Tecnologia

Veja um vídeo e faça compras no YouTube

aniversário_youtube

A maior plataforma de vídeos do mundo prepara-se para implementar uma nova funcionalidade. Possibilitar aos utilizadores fazer compras dentro da plataforma.

À semelhança do que já acontece noutras redes sociais, como o Facebook e o Twitter, o YouTube quer aplicar na plataforma um sistema quer permita comprar/vender dentro dos próprios vídeos.

A ideia consiste na possibilidade das pessoas ou entidades que tenham vídeos no YouTube possam vender produtos a partir do próprio vídeo. Apelidada de ‘Shopping ads’ está nova funcionalidade pretende aumentar as receitas de publicidade, embora o Google já tenha afirmado que esta funcionalidade não terá custos.

Segundo o Google, será cobrada apenas uma pequena taxa por cada transação efetuada, semelhante ao que acontece na plataforma de publicidade AdWords, onde é cobrado um pequena montante por cada clique, embora aqui seja apenas por compra efetuada.

Assim que estiver em funcionamento, e sempre que o utilizador tiver algo à venda em algum vídeo, aparecerá um ‘i’ no canto superior direito. Clicando no mesmo, uma aba do mesmo lado abre e mostra os produtos que o responsável do canal está a vender.

Não foi especificado, no entanto, que tipo de produtos se podem vender e para quem é realmente voltado este mecanismo; se para qualquer utilizador ou apenas para empresas.

 

Em destaque

Subir