Mundo

Veja o que faz um polícia a jovens negros “barulhentos”

Agente Polícia, AdolescentesEste vídeo vai perturbar as pessoas mais sensíveis. Um agente de Gainesville respondeu ao pedido de ajuda de uma moradora, que se queixava do barulho de “adolescentes negros que brincavam na rua”. O polícia Bobby White chegou ao local e não tardou a reagir: disparou inúmeras vezes. Da primeira vez, falhou. Mas nas restantes não perdoou. Veja o vídeo. Mas veja mesmo.

O episódio ocorreu no passado dia 15 de janeiro: o departamento de polícia de Gainesville, na Florida, recebeu uma chamada de uma senhora que se queixava de um grupo de “negros”, que fazia “barulho na rua”.

Bobby White deslocou-se ao local, para perceber a dimensão do problema. Conversou com um jovem negro e, sem demoras, disparou uma vez, falhando o alvo. Mas à segunda acertou em cheio. A Gainesville Police Department publicou o vídeo no YouTube, com uma mensagem que serve de alerta para a população incomodada:

“Se chamarem a polícia com queixas sobre “as crianças serem crianças”, é assim que o agente White vai lidar com a situação. Nós vamos permitir que as crianças sejam crianças. E vamo-nos concentrar nos verdadeiros criminosos”.

O caso ocorreu numa altura em que se faz o debate entre alegadas atitudes racistas das autoridades norte-americanas – aliás, uma discussão sem fim à vista.

Veja o vídeo. Vai reparar que, quando escrevemos “disparou”, falamos de atirar a bola ao cesto.

Verá também um pormenor incrível… Quando o agente chegou ao local, estava apenas um adolescente com a bola de basquetebol nas mãos.

Os seus amigos esconderam-se em casa, certamente com receio do que poderia suceder e com medo do que poderia fazer a autoridade.

Quando eles percebem que o polícia se juntou à brincadeira, regressam à rua. E a ocorrência termina com sete jovens a brincar com Borry White.

White? Um nome curioso.

Veja as imagens.

Em destaque

Subir