Mundo

Veja um paciente tocar saxofone durante remoção de tumor no cérebro

Um paciente tocou saxofone durante uma cirurgia de remoção de um tumor no cérebro, no Hospital Regional de Málaga, em Espanha. A intervenção foi realizada em outubro, mas o vídeo só agora é divulgado.

A operação de retirada do tumor durou cerca de 12 horas e foi realizada no passado dia 15 de outubro. O vídeo foi agora divulgado.

Carlos Aguilera, de 27 anos, foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao cérebro, que tinha como finalidade retirar um tumor.

Os neurocirurgiões, neuropsicólogos, anestesistas e enfermeiros do Hospital Universitário Regional de Málaga necessitaram de o manter acordado e consciente, pelo que Carlos tocou saxofone, durante algumas partes da operação, que ocorreu em outubro.

Entretanto, Carlos Aguilera está a recuperar. “Há dois meses, estava deitado numa cama e agora posso decidir que vida me espera. É como se tivesse voltado a nascer”, revelou o paciente, durante uma conferência de imprensa.

O objetivo dos clínicos era controlar a zona cerebral responsável pela linguagem. Este tipo de procedimento está a ser usado para ‘controlar’ a evolução da cirurgia.

Com o paciente acordado e a interagir com a equipa médica, o risco de uma lesão (neste caso, durante a retirada do tumor) é mais reduzido, pois qualquer alteração no paciente é observada de imediato.

Este não é caso único. Recentemente, no Brasil, Anthony Diaz, de 33 anos, animou a longa cirurgia de nove horas em que uma equipa de seis médicos, que também removia um tumor cerebral, tocando guitarra.

O vídeo Carlos Aguilera, em pleno ‘concerto’ de saxofone durante a cirurgia. Veja uma parte dessa intervenção, pioneira na Europa.

Um detalhe. O tema tocado por Carlos era “Misty”, escrito em 1954 por Erroll Garner.

Em destaque

Subir