Nas Notícias

Veja a mensagem que circulou nas redes sociais com rumor de um atentado em Lisboa

A informação sem fundamento que dava conta de um ataque terrorista em Lisboa começou a ser divulgada ontem e propagou-se nesta quinta-feira. A mensagem tornou-se viral e ganhou força com um aumento das medidas de segurança, por parte da PSP.

Os dois factos são indissociáveis: Lisboa acordou hoje sob um forte dispositivo policial, em resultado de uma ação da PSP prevista desde os atentados de Barcelona e ontem circulou uma mensagem que dava conta de um atentado terrorista na capital.

A medida preventiva implementada pela PSP foi confirmada. Mas o rumor de um ataque não passou disso mesmo: um boato que se propagou, ainda que apresente detalhes que poderiam conferir-lhe credibilidade.

No texto da mensagem trocada em diferentes redes sociais, a origem da informação é uma trabalhadora de uma embaixada que “recebeu um alerta de ataque terrorista para hoje, em Lisboa”.

A mensagem foi partilhada, com a garantia de que a fonte era segura.

Certo é que a PSP montou um dispositivo de segurança, numa ação que não tem que ver com suspeitas de atentado. Aliás, o nível de risco para terrorismo não foi alterado. E aquela força de segurança garantiu à RTP que o plano estava definido desde o atentado em Barcelona.

“Portugal não alterou o grau de ameaça, que se mantém em grau moderado”, esclareceu ainda, em comunicado, a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, após a propagação do boato.

Veja a mensagem que circulou:

Em destaque

Subir