Mundo

Veja como as formigas fugiram à enchente na Carolina do Sul

Um vídeo mostra o modo surpreendente como as formigas sobreviveram às cheias na Carolina do Sul, nos EUA. As imagens são a prova de que, na natureza destas formigas, nada se ganha, nada se perde, tudo se transforma. Veja o vídeo, que se tornou viral.

As imagens, captadas por um vídeo-amador, mostram formigas agrupadas numa espécie de ilhas. Desse modo, evitaram as a morte, nas inundações que se verificaram em Greenville, no estado norte-americano da Carolina do Sul.

Um estudo realizado em 2013, pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia, mostrara que uma espécie de formigas recorria à formação de jangadas, ou ilhas flutuantes, de tal forma fortes que garantiam a sua sobrevivência, em casos de inundações.

E a prova de que essa pesquisa tinha todo o sentido foi dada agora, após os fenómenos climatéricos que provocaram inundações em algumas regiões daquele estado.

Um vídeo, que se tornou viral, mostra formigas agrupadas, numa união de esforços para escapar ao que seria a morte certa. É o instinto de sobrevivência e – porque não? – uma prova de solidariedade.

É a natureza no seu estado puro, a dar lições de vida aos humanos. Neste vídeo, pode ver que nem uma única formiga se perde. Unidas, mantêm-se à tona e formam uma jangada poderosa.

Em destaque

Subir