TV

Veja a erupção do vulcão Shindake que forçou o Japão a evacuar a ilha

Os 137 habitantes da ilha de Kuchinoerabu, no Japão, tiveram de correr para os barcos e fugir: o vulcão no monte Shindake tinha acabado de entrar em erupção. Foi só um susto e não houve vítimas nem danos materiais, segundo a polícia. O momento da explosão ficou registado em vídeo.

A ilha de Kuchinoerabu, no Japão, tremeu pelas 9h59 locais (menos nove horas em Portugal continental), quando o vulcão Shindake, no monte com o mesmo nome, entrou em erupção.

A explosão, que foi registada pelas câmeras da Agência Meteorológica do Japão, obrigou os 137 habitantes da ilha a fugirem para os barcos de evacuação, disponibilizados pela Guarda Costeira japonesa e pela autarquia de Kuchinoerabu.

Perante a violência da erupção, a Agência Meteorológica do Japão emitiu de imediato um alerta de nível cinco (o máximo na escala STI), que determina a evacuação da ilha.

Tudo não passou de um susto: apesar da coluna de fumo negro e cinzas ter atingido os 9000 metros de altitude e da terra ter tremido durante cinco minutos, não houve vítimas a registar, segundo a polícia da ilha vizinha, Yakushima.

Mais: nem sequer há registo de danos materiais, segundo a mesma fonte.

Recorde-se que, há oito meses, 57 pessoas morreram quando o vulcão Ontake, noutra ilha do Japão, ter entrado subitamente em erupção.

O ‘império do sol nascente’ está situado no cinturão de fogo do Pacífico, uma área onde são frequentes (e violentos) as erupções e os sismos.

Em destaque

Subir