Mundo

Varoufakis apresenta demissão se o ‘sim’ ganhar no referendo

O ministro das Finanças grego deu uma entrevista à Bloomberg, onde avança que se demitirá, em caso de vitória do ‘sim’, no referendo. Veja o vídeo.

A pergunta foi objetiva: “Se o ‘sim’ ganhar, não será ministro das finanças na segunda-feira à noite”. A resposta de Yanis Varoufakis também: “Não”.

Os gregos vão pronunciar-se em referendo sobre qual deve ser a posição da Grécia perante as propostas do credores – que entretanto foram retiradas.

Apesar de parecer inóqua, a auscultação tem um significado político. Uma vitória do ‘sim’ representará uma espécie de ‘moção de censura’ popular à política do Syriza e uma aceitação dos helénicos ao mal menor: a austeridade, perante a ameaça do caos.

As sondagens mostram um país dividido. Algumas dão vitória do ‘sim’, outras do ‘não’, sempre com resultados muito aproximados. E Yanis Varoufakis garante que vai demitir-se se o ‘sim’ aos credores ganhar.

Acredita que esse cenário não vai colocar-se e talvez use esta declaração como ameaça. Mas Varoufakis explica porque não admite continuar.

“Os gregos vão votar ‘não’, porque estão fartos de perder a dignidade ao assinarem acordos e assumirem compromissos que não podem ser cumpridos”, diz Varoufakis.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir