PT Animal

“Vamos ficar sem local para os nossos animais”, alerta a Cãoviver

angel_da_caoviver

A Cãoviver está prestes a ficar sem abrigo. Numa mensagem publicada no Facebook, a direção explica que não consegue encontrar um espaço que possa ser legalizado como abrigo de animais. E o tempo é cada vez menos…

“Urgente”. A primeira palavra do título escolhido para o comunicado da CãoViver – Associação de Proteção Animal espelha bem o tom do texto.

No Facebook, a mensagem intitulada “Urgente – Vamos ficar sem local para os nossos animais” resume os problemas que a associação tem encontrado para criar um abrigo.

“Temos procurado por todo o lado, mas não estamos a encontrar nenhum espaço que seja viável de ser legalizado como abrigo de animais. Já não sabemos o que fazer”, explicou a direção.

Em causa estão os requisitos legais necessários à legalização de um abrigo para animais. O espaço terá de ficar localizado numa zona urbana (de preferência, uma zona industrial) que permita construções e que, por outro lado, também seja um local isolado.

É fundamental ainda a ligação às redes de água, saneamento e eletricidade.

Por imposição legal, os abrigos de animais necessitam de ter pelo menos três valências: zona de enfermaria/banhos, zona de armazenagem e sanitários. “Não podemos arrendar um espaço ‘em branco’. Precisará de ter uma casa, armazém…”, refere o texto.

A Cãoviver tem ainda outra necessidade: o terreno tem de estar vedado. Não é um requisito legal, mas financeiro, pois “o custo da montagem da vedação é muito alto”.

Em destaque

Subir