Fórmula 1

Valtteri Bottas vence na Áustria e alcança segundo triunfo

Depois da sua segunda ‘pole position’, Vallteri Bottas alcançou o seu segundo triunfo na Fórmula 1 ao impor-se no Grande Prémio da Áustria, disputado este domingo no Circuito de Red Bull Rinf. O finlandês da Mercedes desde o seu começo – com exceção do período das paragens nas boxes – mas Sebastian Vettel deu-lhe bastante luta

O triunfo de Bottas na Áustria foi mais difícil do que na Rússia porque a degradação dos pneus, superior no Mercedes do que no Ferrari de Vettel, permitiu que o alemão se aproximasse nas últimas voltas.

Valtteri Bottas tirou partido de um bom arranque para assumir a liderança mal se acendeu o semáforo verde, levando Sebastian Vettel atrás de si, enquanto Danil Ricciardo se colocava atrás dos dois e Max Verstappen arrancava mal e permitia a ultrapassagem de Lewis Hamilton e dos dois pilotos da Force India, Sergio Perez e Esteban Ocon.

Para além de partir mal, Verstappen não teve sorte, já que na primeira curva foi abalroado pelo McLaren de Fernando Alonso, que tinha sido tocado por Daniil Kvyat. O holandês da Red Bull era, mais uma vez, obrigado a abandonar.

Bottas conseguiu afastar-se de Vettel para ter a vantagem necessária para após as paragens nas boxes continuar na frente da corrida, mas a degradação dos pneus era superior no Mercedes que no Ferrari, permitindo que o alemão terminasse a prova quase ‘colado’ ao monolugar do finlandês.

Daniel Ricciardo também sentiu algumas dificuldades para manter Lewis Hamilton atrás de si, mas conseguiu defender-se do britânico da Mercedes e dar à Red Bull mais um pódio.

Kimi Raikkonen fechou o top cinco, depois de se ter atrasado um pouco no começo da corrida. Uma diferente estratégia permitiu ao finlandês da Ferrari limitar os danos.

Uma prova bastante consistente deu a Romain Gosjean um excelente sexto lugar, batendo os dois pilotos da Force India e da Williams, que regressou aos pontos depois da grande corrida feita por Lance Stroll no Azerbaijão.

Classificação

1º Valtteri Bottas (Mercedes) 1h21m48,527s
2º Sebastian Vettel (Ferrari) + 0,658s
3º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 6,012s
4º Lewis Hamilton (Mercedes) + 7,430s
5º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 20,370s
6º Romain Grosjean (Haas) + 1m06,281s
7º Sergio Perez (Force India) + 1 volta
8º Esteban Ocon (Force India) + 1 volta
9º Felipe Massa (Williams) + 1 volta
10º Lance Stroll (Williams) + 1 volta

Em destaque

Subir