Fórmula 1

Valtteri Bottas fecha temporada a vencer

Valtteri Bottas venceu o Grande Prémio do Abu Dhabi, que este domingo encerrou a temporada de Fórmula 1. O finlandês da Mercedes dominou a prova disputada no Circuito de Yas Marina desde a largada, apenas deixando momentaneamente o comando quando efetuou a paragem nas boxes obrigatória.

Lewis Hamilton bem tentou, mas ao longo de toda a corrida foi uma ‘sombra’ do seu companheiro de equipa, mesmo quando perto do final se aproximou bastante de Valtteri Bottas.

Para Bottas foi um terceiro triunfo inteiramente merecido, que solidifica a sua situação no seio da equipa Mercedes, com a qual já tinha renovado para a próxima época, onde voltará a formar dupla com Hamilton.

O Campeão do Mundo não fez um mau arranque, mas Valtteri Bottas não se deixou surpreender no momento da partida, tirando bom partido da ‘pole position’ que ocupava, conseguindo depois controlar a vantagem sobre Lewis Hamilton. O finlandês parou nas boxes antes do britânico, mas isso acabou por ser irrelevante, pois se Hamilton fez voltas mais rápidas Bottas também o conseguiu e isso deu-lhe o terceiro triunfo na F1.

Atrás dois dois homens da Mercedes Sebastian Vettel mostrou nunca ter argumentos para os incomodar, terminando a quase 20 segundos do vencedor. A terceira posição soube a pouco para o alemão da Ferrari, ainda que este tenha garantido o vice-campeonato.

Kimi Raikkonen também não fez uma prova brilhante, mas acabou por garantir o quarto lugar muito graças aos problemas hidráulicos que causaram o abandono de Daniel Ricciardo pouco depois do australiano da Red Bull parar nas boxes.

Max Verstappen nunca rodou muito longe de Raikkonen, mas também não se mostrou capaz de ameaçar o finlandês da Ferrari, pelo que o quinto posto foi o resultado possível para o holandês da Red Bull.

O melhor dos outros voltou a ser Nico Hulkenberg, que levou o único Renault ‘sobrevivente’ ao sexto posto, depois de um duelo com Sergio Perez que no começo da corrida lhe valeu uma penalização de cinco segundos por ter ido para além dos limites da pista para se defender do mexicano da Force India. Castigo que o alemão cumpriu no seu ‘pit-stop’, conseguindo ainda assim terminar à frente do piloto da América Central.

Destaque ainda para o facto de Felipe Massa ter conseguindo marcar um ponto no último grande prémio da sua carreira, ao fechar o top dez atrás de Fernando Alonso, que mais uma vez deu pontos à McLaren na sua última corrida com a Honda.

Classificação final

1º Valtteri Bottas (Mercedes) 1h34m14,063s
2º Lewis Hamilton (Mercedes) + 3,899s
3º Sebastian Vettel (Ferrari) + 19,330s
4º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 45,386s
5º Max Verstappen (Red Bull) + 46,269s
6º Nico Hulkenberg (Renault) + 1m25,713s
7º Sergio Perez (Force India) + 1m32,062s
8º Esteban Ocon (Force India) + 1m38,911s
9º Fernando Alonso (McLaren) + 1 volta
10º Felipe Massa (Williams) + 1 volta

Em destaque

Subir