Nas Notícias

Valentim Loureiro: “Sou candidato à Câmara de Gondomar”

O rumor foi confirmado pelo próprio. Valentim Loureiro, que em 2012 quase perdia o mandato na Câmara de Gondomar por condenação judicial e em 2013 foi impedido de concorrer por falhas na recolha de assinaturas, vai avançar nas próximas autárquicas.

Foi o próprio major quem anunciou a decisão, em entrevista ao Jornal de Notícias.

Em 2012, Valentim Loureiro esteve para perder o mandato da Câmara de Gondomar devido à condenação por  prevaricação (três anos e dois meses de prisão com pena suspensa), no âmbito do caso Apito Dourado (de 2003), e no ano seguinte foi impedido de encabeçar uma lista independente às autárquicas, pelo Tribunal Constitucional, devido a falhas no processo da recolha de assinaturas.

Hoje, em declarações ao JN, o ex-presidente da Câmara de Gondomar revela que pretende recuperar o cargo, tendo por objetivo “ser útil a Gondomar e aos gondomarenses”.

Impedido pela lei de limitação de mandatos, Valentim Loureiro apresentou-se, em 2013, como o candidato do movimento Valentim Loureiro – Gondomar no Coração à presidência da Assembleia Municipal. Nessas eleições, Marco Martins, do PS, tornou-se presidente da Câmara de Gondomar.

Garantindo ter sido “bastante assediado e solicitado”, o major justifica esta tentativa de regresso à vida política: “Entendi que o devia fazer para ajudar a resolver os problemas dos gondomarenses”.

Problemas como na “área social, que diz mais diretamente respeito às pessoas”, exemplificou, numa crítica implícita ao atual autarca: “A minha maneira de ser é ter sensibilidade para os problemas das pessoas. Eu terei mais sensibilidade”.

Valentim Loureiro apresentou-se como independente, mas ainda há dias Bragança Fernandes, presidente da distrital do Porto do PSD, admitiu a hipótese do partido convidar o histórico autarca gondomarense para encabeçar a lista.

Em destaque

Subir