Tecnologia

Vai poder fazer compras no Facebook Messenger. E não é tudo

Chama-se “Facebook Messenger” e permite trocar mensagens entre utilizadores. Mas a aplicação vai alargar horizontes. O The Information viajou pelo código e descobriu algumas novidades. Desde compras através da aplicação, a conversas privadas. Resta a confirmação oficial.

Escondidas no código para o Facebook Messenger estão algumas pistas de como a aplicação planeia afirmar-se no mercado. O site The Information descobriu um recurso inédito que permite aos utilizadores usar a ferramenta para compras online.

Outros novos recursos que o software permitiu detetar são as conversas secretas, que já estavam disponíveis no WhatsApp, ou em ferramentas do género mais recentes, mas não no Messenger.

Este é um sinal de que o Facebook coloca o Messenger no centro da sua estratégia. A rede social não confirmou ainda estas informações sobre novos recursos daquela ferramenta, o que pode ocorrer em breve.

O Messenger foi a app que mais cresceu em 2015 (de acordo com a Nielsen), e é neste momento a segunda mais popular de sempre para iOS, ficando atrás da aplicação do Facebook.

No total, 800 milhões de pessoas utilizam o Messenger todos os meses. Olhando para 2016, o vice-presidente de Messaging Products, David Marcus, vê os SMS e mensagens de texto a perderem relevância.

Há mais marcas a utilizar o Messenger como forma de estimular o negócio e no atendimento personalizado ao cliente.

Esta foi a aplicação que mais rapidamente cresceu em 2015 nos EUA. O número de mensagens enviadas a empresas duplicou durante o ano que passou.

Mais de 9,5 mil milhões de fotografias são enviadas a amigos através do Messenger, todos os meses.

Em média, mais de cinco milhões de GIFs são enviados todos os dias através do Messenger, que já foi descarregado mais de mil milhões de vezes para Android.

Desde o lançamento da plataforma, as aplicações Messenger tiveram mais de um milhão de instalações: incluem a ‘Talking Tom’, ‘GIPHY’, ‘Sound Clips’ e ‘Bitmoji’.

Do conjunto de aplicações da família do Facebook, em média, mais de 45 mil milhões de mensagens são enviadas todos os dias.

Dois dias após o lançamento de vídeo-chamadas no Messenger, ultrapassou-se o marco de mais de um milhão de chamadas realizadas.

Refira-se ainda que a app já responde por mais de 10 por cento de todas as chamadas globais de VoIP (voice over internet protocol).

Em destaque

Subir