Economia

Vai pagar mais para abastecer na próxima semana

Os combustíveis vão ficar mais caros na próxima semana, registando a décima subida consecutiva em que os automobilistas notam na carteira um aumento no preço a pagar. Tanto gasolina como gasóleo devem ficar mais caros um cêntimo por litro.

O litro a pagar pela gasolina simples de 95 octanas deverá custar 1,58 euros, enquanto que o gasóleo, que é o combustível mais utilizado em Portugal, deverá chegar aos 1,37 euros.

O setor dos combustíveis nota que esta subida é explicada pela tensão internacional entre produtores petrolíferos, que fazem aumentar o preço do petróleo mas também, no caso português, à carga fiscal aplicada.

Gasolina simples 95 octanas: 1,58 euros/litro
Gasóleo: 1,37 euros/litro

O Estado português, segundo números recentes da execução orçamental, registam uma entrada na ordem de 803,2 milhões de euros nos cofres das Finanças através do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) no primeiro trimestre deste ano, refletindo um aumento de mais de 2,4 por cento do que os 784,1 milhões de euros no mesmo período de 2017.

Portugal tem o quinto valor mais alto na UE-28 a pagar pela gasolina 95, de acordo com dados da Comissão Europeia.

Para antecipar estes valores, como é habitual, é levado em conta o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir