Tecnologia

Vai ser mais fácil encontrar apps em versão beta na Google Play

google_play_early_access_apps

A partir de agora, vai ser mais fácil ter acesso a aplicações que ainda não foram lançadas para o Android. A loja de aplicações da Google, a Google Play, vai passar a disponibilizar uma secção onde será mais fácil ter acesso a apps beta.

A ideia é bastante interessante, tendo em conta que algumas apps que estão em desenvolvimento podem receber o feedback dos utilizadores mias cedo e em maior número podendo ser lançadas oficialmente de forma mais rápida.

Denominada de Early Access Apps, esta nova área da Google Play vai permitir que os utilizadores testem mais cedo futuras aplicações para o Android de forma mais rápida e sem ‘manobras’.

Até agora, para se ter acesso a aplicações na sua versão de testes era necessário alguma ‘ginástica’. Ou algum desenvolvedor disponibilizava um link direto para a app ou, simplesmente, ela poderia aparecer na store por mero acaso.

A Early Access Apps será dividida por secções, como acontece em toda a Google Play,: jogos, aplicações, etc… Sempre que recorrer a esta secção para instalar uma app na sua versão beta, o utilizador será confrontado com uma mensagem de aviso, onde será especificado que a respetiva aplicação encontra-se numa versão de testes e, por isso, pode apresentar alguma instabilidade.

A ideia de testar as aplicações antes de as mesmas saírem de forma oficial é bastante interessantes, mesmo tendo em conta alguma instabilidade. A ideia ganha mais força nos jogos, por exemplo, onde os fãs podem ficar a saber, muito mais cedo, com o que podem contar quando o jogo for lançado.

Em destaque

Subir