Nas Notícias

Vai dormir sem escovar os dentes? Saiba porque não deve

Lavar_Dentes_Dentista_900Não é só quando vai dormir que se deve preocupar em escovar os dentes. Mas há algumas razões para nunca descurar a saúde oral sobretudo à noite. Veja quais são.

Uma nota prévia: a saúde oral não deixa de ser relevante noutros períodos do dia.

Neste artigo, sublinham-se algumas particularidades do ambiente noturno, que tornam o hábito de escovar os dentes especialmente importante. Nunca deixe de lavar os dentes quando vai dormir.

Em primeiro lugar, durante a noite está criado o ambiente perfeito para que as bactérias entrem em ação de forma mais eficaz.

Um estudo de um laboratório de bioquímica oral salienta que a pasta de dentes com flúor tem melhores resultados no combate às cárie, em comparação com a escovação matinal.

Segundo explica Alessandra Rodrigues, do Instituto Sorridents, há menos saliva, durante o sono.

“Ao dormir, a nossa saliva diminui, criando um ambiente perfeito para as bactérias agirem mais rapidamente”, esclarece aquela especialista, em declarações ao portal Saúde.

Desse modo, “forma-se a placa bacteriana, o que pode levar às cáries e a doenças das gengivas”. Acresce ainda que “quanto mais tempo a placa fica num lugar, mais provavelmente ela se transformará em tártaro”.

Por outro lado, quando lavamos os dentes à noite conseguimos que o flúor da pasta dentífrica permaneça durante mais tempo nos dentes e gengivas.

Isto faz com que a última lavagem de dentes seja mais eficaz, quando comparada, por exemplo, com a da manhã.

Antes de dormir, a boca fica com menos bactérias agressivas, em resultado de uma lavagem.

É importante salientar também que este hábito de higiene de manhã torna-se menos eficaz quando não existe antes de deitar, porque não será capaz de eliminar os danos feitos pelas bactérias durante o sono.

Lavar os dentes antes de dormir é mais eficaz para a diminuição das cáries. No entanto, acima de tudo, nunca descure a saúde oral.

Mesmo que está atrasado para o trabalho e se é obrigado a poupar tempo – se não abdica da imagem, não pode deixar a saúde para segundo plano.

Escovar os dentes é sempre muito importante e temos de o fazer pelo menos três vezes por dia, nas principais refeições e antes de dormir.

Em destaque

Subir