Nas Notícias

Vagas em Medicina: Bastonário contesta aluna da carta a Marcelo

medicoA carta que uma jovem escreveu a Marcelo, após falhar a entrada na universidade, teve resposta do bastonário, que defende a redução de vagas em Medicina.

Na mensagem ao Presidente da República, Maria Barros, de 18 anos, colocou em causa o sistema de acesso ao ensino superior, depois de ter falhado a entrada em Medicina por três décimas. A jovem não entende porque tem de ir estudar para Espanha quando faltam médicos em Portugal.

“O problema não é falta de profissionais em Portugal, o problema é falta de dinheiro do Sistema Nacional de Saúde para contratar médicos e mais horas de trabalho médico”, respondeu José Manuel Silva, o bastonário da Ordem dos Médicos, em declarações à Visão.

Frisando que “estamos a formar médicos muito acima das necessidades do país”, o responsável afirmou mesmo que “já teríamos desemprego médico em Portugal se não fosse a emigração”.

“Este ano reformam-se menos de 200 médicos e acabam a especialidade seis vezes mais. Em janeiro haverá 2700 candidatos a uma especialidade e as vagas devem manter-se na casa das 1600”, exemplificou.

Para o bastonário dos médicos, “ainda mais dramático é a falta de enfermeiros no SNS”, isto apesar de “também estamos a formar enfermeiros acima das necessidades do país”.

“Não há é dinheiro para os contratar e por isso há milhares a emigrar”, insistiu José Manuel Silva, que defende uma redução de vagas nos cursos de Medicina para que Portugal não forme médicos que “os países mais ricos” possam contratar “a custo zero”.

Recorde aqui a carta da aluna de Medicina para Marcelo que se tornou viral.

Em destaque

Subir