Mundo

Vacinas infantis poderão ser substituídas por injeção única

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveu uma vacina que poderá ser capaz de substituir, em apenas uma injeção, todas as doses das vacinas dadas às crianças.

O objetivo é garantir a imunização completa às crianças através de uma só dose, isto é, uma injeção única. Essa dose armazenaria as vacinas em cápsulas microscópicas, que seriam libertadas aos poucos no organismos.

A técnica começou a ser aplicada em cobaias e foi divulgada recentemente na revista científica Science.

Segundo os cientistas responsáveis, esta tecnologia poderá ajudar pacientes em todo o mundo.

O processo de imunização atual para as crianças requer várias doses de vacinas a serem tomadas nas primeiras semanas de vida. Uma equipa do MIT, entretanto, pretende alterar essa realidade, com a criação de uma micropartícula que permita combinar todas as vacinas numa única dose.

Essa libertação faseada pode ocorrer no tempo exato de nove, 20 e 41 dias depois da vacina ter sido injetada nas cobaias.

Robert Langer, um dos cientístas que faz parte do estudo, afirma, citado pela BBC, que a descoberta pode ter um impacto “significativo”.

“Estamos muito animados com este trabalho. Pela primeira vez, podemos criar uma biblioteca de pequenas partículas de vacina fechadas numa cápsula, cada uma programada para ser libertada num tempo exato, para que as pessoas possam receber uma única injeção que, na verdade, teria diversas vacinas dentro dela”, explicou.

Em destaque

Subir