Tecnologia

Usa o Facebook? Não ignore estas 10 dicas

FacebookSe usa o Facebook e tem dúvidas sobre as configurações de privacidade e o modo de garantir a maior proteção, estas dicas da ESET vão dar uma grande ajuda.

No passado foi possível evitar que dados pessoais caíssem nas mãos erradas, utilizando um triturador de papel e algum bom senso. Com a ascensão da cultura digital, a informação que é partilhada entre amigos pode estar acessível a qualquer pessoa que tenha algum conhecimento básico a efetuar pesquisas.

A ESET, empresa pioneira em soluções de segurança, divulgou uma lista de 10 dicas de segurança para proteger o seu Facebook com maior eficácia.

A popularidade das redes sociais levou a um aumento considerável dos riscos.

Um estudo recente realizado nos Estados Unidos pela TRUSTe/NCSA revelou que embora 92 por cento dos utilizadores do Facebook se preocupem com a privacidade on-line, apenas 29 por cento tomam medidas para alterarem as suas configurações de privacidade e garantirem uma maior proteção em sites de redes sociais.

Dados como estado de relacionamento, fotografias pessoais, aniversários, morada e até mesmo números de telefone podem estar em risco.

E por esse motivo a ESET atribui um elevado grau de importância às configurações de privacidade do Facebook.

Estas dicas vão protegê-lo dos riscos do Facebook. São ações simples e importantes.

Escolha uma palavra-passe segura

Uma palavra-passe fraca pode deixar a sua conta vulnerável. Utilize sempre uma mistura aleatória entre pelo menos 10 caracteres, utilizando maiúsculas e minúsculas.

Configure os alertas de início de sessão

Ative os alertas de login no Facebook para receber notificações sempre que alguém entra na sua conta a partir de um novo dispositivo. Se alguém tentar aceder à sua conta irá receber instantaneamente um email com essa notificação e que ainda permite alterar a sua palavra-passe.

Configure as aprovações de acesso

Consiste numa medida de acesso adicional e requer que introduza um código de segurança sempre que alguém tenta aceder à sua conta do Facebook, a partir de um novo dispositivo. O código de segurança será único para cada sessão e será enviado para o número de telemóvel registado.

Defina as suas mensagens para serem apenas partilhadas com “amigos”

Na opção quem pode ver as tuas publicações futuras selecione apenas os amigos. Se pretender publicar algo publicamente, poderá fazê-lo mensagem a mensagem.

Verifique quem pode aceder às suas informações pessoais

Em opções como morada, endereço de email ou telefone, escolha apenas eu para a máxima privacidade.

Escolha quem pode ver mensagens de amigos na sua cronologia

Evite partilhar as suas mensagens de aniversário com o mundo, limitando que as pode ver.

Ative a Revisão de identificações

Deverá sempre aprovar esta opção para rever as identificações que os amigos adicionam ao teu conteúdo, antes de estas aparecerem no Facebook.

Personalize as definições de visibilidade para cada estado

Tenha em mente que informações poderão melhorar o seu perfil público ou prejudicar. Como referimos no início partilhe um feito profissional com que obteve muito sucesso, mas abstenha-se de manifestar publicamente opiniões controversas.

Nunca aceite o pedido de amizade de alguém que não conhece ou com quem não tem amigos em comum

Aceitar uma amizade no Facebook é como abrir a porta a um mundo de informações sobre si. Por esse motivo, tenha muito cuidado com quem adiciona à sua rede de amigos.

Lembre-se, o Facebook tem dois lados.

O seu perfil público deve ser mais formal, uma vez que uma futura entidade empregadora poderá consultá-lo. A sua lista de amigos é apenas para as pessoas que fazem realmente parte da sua vida privada.

Em destaque

Subir