Apresentações/Novidades

Up GTi numa evocação ao passado da Volkswagen

Ao criar uma versão desportiva do pequeno Up a Volkswagen pretendeu evocar o passado da marca e do mítico Golf Gti da primeira geração. É claro que com as devidas distâncias, primeiro porque tratar de um ‘mini’ automóvel bastante vocacionado para a cidade, e depois porque se trata de uma era completamente diversa na indústria automóvel da que se vivia em 1976.

E a evocação do Golf GTi não se fica somente pela sigla. Há diversos detalhes do mais desportivo dos Up que apontam claramente na direção do mítico compacto desportivo da década de 1970, e que se prendem sobretudo com a imagem.

O interior do Up GTi é o que melhor recorda o velho Golf GTi. Os bancos em tecido de padrão ‘tartan’, uma sobriedade e simplicidade sem abdicar da qualidade e de alguns detalhes desportivos são a melhor evocação do modelo lançado em 1976. Isto sem descurar alguns aspetos que alinham por aquilo que a indústria automóvel disponibiliza atualmente, não apenas ao nível da segurança, como do conforto, nomeadamente o ar condicionado automático ou o conjunto de infoentertenimento.

Pesando apenas 1070 kg e dotado de um motor de 999cc, a eletrónica e o turbocompressor fazem com que disponibilize 114 cv, resultando daí uma excelente relação peso/potência, servida inteligentemente por uma caixa manual de seis velocidades. Uma espécie de ‘enfant terrible’ versão germânica, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em somente 8,8 segundos. E isto com níveis de emissão de CO2 abaixo do exigido.

A direção assistida elétrica, suspensões McPherson mais firmes e baixas (15 milímetros) com amortecedores adaptativos, discos de travões de disco ventilados e jantes em liga leve exclusivas de 17 polegadas montadas em pneus 195/40 completam o ‘bouquet’ do Up GTi, que deverá chegar ao mercado ainda este ano.

Veja o vídeo onde o novo pequenino da Volkswagen se compara ao mítico Golf GTi de 1976

Em destaque

Subir