Insólito

Universidade evacuada após aluno criar bomba sem querer

A instituição de ensino superior inglesa teve de ser parcialmente evacuada após aluno ter feito, por engano, num laboratório de química o mesmo explosivo que foi usado nos ataques terroristas de Paris. Não houve feridos.

A Universidade de Bristol, em Inglaterra, foi parcialmente evacuada devido a um erro de um aluno. O jovem, por engano, criou num laboratório de química o mesmo explosivo usado nos ataques terroristas de Paris. Este caso aconteceu no passado dia 3 de fevereiro, mas só agora foi divulgado pela universidade, de acordo com o ‘The Guardian’.

Segundo a universidade, o triperóxido de triacetona (TATP), que é altamente explosivo, foi “criado sem intenção durante um procedimento de rotina”, o que obrigou a evacuação do local.

“O aluno estava a seguir um método publicado e o risco de criar TATP como um produto secundário [da experiência] já tinha sido identificado durante procedimentos de avaliação de riscos”, explicou o porta-voz da universidade.

Foram chamados à universidade a polícia, os bombeiros e especialistas em explosivos para realizarem uma explosão controlada.
“Temos sólidos planos de contingência para lidar com casos desta natureza”, acrescentou o porta-voz, garantindo que a universidade está a ponderar rever os procedimentos de avaliação de risco no departamento de química.

O Estado Islâmico utilizou TATP nos coletes de explosivos que foram usados durante os atentados em Paris em novembro de 2015 que vitimou 130 pessoas. Também a polícia belga encontrou TATP em Bruxelas após a explosão terrorista no aeroporto.

Em destaque

Subir