Nas Notícias

Universidade Católica atribui ‘Honoris Causa’ a arcebispo de Boston Sean O’Malley

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai atribuir na sexta-feira o título ‘Honoris Causa’ ao arcebispo de Boston, Sean O’Malley, como reconhecimento pelo apoio à comunidade portuguesa nos Estados Unidos, anunciou hoje a instituição.

Num comunicado, a UCP lembra também que a distinção do cardeal norte-americano, natural de Lakewood (Ohio), onde nasceu a 29 de junho de 1944 (73 anos), é proposta pela Faculdade de Teologia, argumentando ainda que o doutoramento tem em conta o apoio da Diocese de Boston à própria Universidade Católica Portuguesa.

O doutoramento ‘Honoris Causa’, que decorrerá numa cerimónia pública às 17:00, no Auditório Cardeal Medeiros da UCP, em Lisboa, será apadrinhado por Armindo dos Santos Vaz, professor catedrático jubilado da Faculdade de Teologia.

O cardeal Sean O`Malley, nomeado arcebispo a 01 de julho de 2003, é membro de várias congregações e conselhos da Santa Sé e integra o chamado “G9”, o grupo restrito de cardeais que o papa escolheu para se pensar as reformas da cúria romana e das instituições da Igreja.

Um dos seus livros, “Anel e Sandálias” Paulinas Editora (2010), está traduzido em português.

Em 1985, foi agraciado com a Comenda da Ordem Infante D. Henrique, em reconhecimento pelo notável trabalho junto da comunidade de luso-americanos.

Em 2016, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique pelo Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, por serviços prestados às comunidades portuguesas nos Estados Unidos, nomeadamente em Washington e em Fall River.

Em destaque

Subir