Insólito

Cidade eslovena aposta numa fonte que dá cerveja para cativar turistas

É uma ideia pioneira: criar uma fonte pública que dá cerveja. A cidade de Zalec, situada a 50 quilómetros da capital Liubliana, na Eslovénia, está a desenvolver o projeto, que implica um investimento de 350 mil euros. Veja o vídeo.

Parece loucura, mas não é. Aliás, o pioneirismo da medida já teve um mérito: colocou a cidade de Zalec no centro mediático mundial. Sim, porque construir uma fonte de cerveja não acontece todos os dias…

A Eslovénia apresenta muitos pontos de interesse turístico e este ‘poço sem fundo’ de cerveja insere-se nesse quadrante. A medida tem como finalidade cativar turistas, entusiastas de cerveja ou não, que queiram usufruir da bebida.

Haverá algum apreciador de cerveja que fique indiferente a esta ideia? O projeto implica um investimento que ronda os 350 mil euros. E como qualquer desígnio, não gera unanimidade.

Zalec fica situada no chamado ‘Vale do ouro verde’, em virtude das plantações de lúpulo, ingrediente fundamental para a produção de cerveja.

Os opositores defendem que o dinheiro público que a cidade de Zalec, situada a cerca de 50 quilómetros da capital Liubliana, vai aplicar nesta fonte deveria ser canalizado para outro tipo de investimento, mais útil.

Os defensores consideram que há um retorno evidente. Aquela verba aplicada, garantem, será um apelo a turistas, estrangeiros e também oriundos de outras cidades eslovenas.

Janko Kos, o presidente do município, concorda com um facto: o custo da fonte será elevado. Mas lembra o reverso da medalha.

“Tudo bem, a fonte não será barata. Mas é um projeto que vai desenvolver a cidade, em termos turísticos também”, salienta.

Por outro lado, alegam os autores da ideia, os produtores de cerveja verão os negócios impulsionados. Refira-se que Zalec é uma cidade conhecida pela arte de bem produzir boas cervejas.

Com vozes contra e a favor, certo é que as indefinições vão sendo eliminadas. O local já foi escolhido e será um dos parques da cidade – numa zona mais central.

A pergunta impõe-se. A cerveja da fonte pública de Zalec será gratuita? Os visitantes poderão degustar as melhores cervejas locais, por um preço que ronda os seis euros.

Para materializar o projeto, restam limar arestas difíceis: convencer alguns vereadores que não concordam com a ideia de um paraíso da cerveja.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir