Mundo

Um vídeo da ONU aos checos. Vocês já foram refugiados, recordam-se?

onuNum registo publicado no YouTube, a ACNUR, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que se dedica a este drama, faz uma viagem a 1988, para enviar uma mensagem a quem não pode escapar à História. Veja o vídeo, chamado ‘Czech Republic. We Were the Refugees Once’.

É um dos países com maior resistência ao acolhimento de refugiados. A República Checa mostra-se renitente em acolher quem foge da guerra. E numa viagem pela história, a ONU lembra os checos que eles, um vida, foram refugiados.

Foi publicado no YouTube, pela ACNUR, para chegar a um grande número de pessoas. Mas a República Checa não é o único alvo desta campanha. Muitos países europeus têm a mesma história para contar, mas hoje encaram o fenómeno de forma inversa.

Em pouco mais de um minuto, a agência da ONU conta a história de um pai, na então Checoslováquia, em 1988, numa fuga com a Áustria como destino. Uma fuga dramática, a bordo de uma asa delta com motor.

Em ‘Czech Republic. We Were the Refugees Once’ [República Checa. Um dia nós fomos refugiados] pretende-se apelar à tolerância, perante o drama de milhares de pessoas que tentam fugir à devastação da guerra.

Recorde-se que a República Checa foi um dos países que recusaram determinar quotas obrigatórias para receber refugiados. E tem tomado medidas drásticas para com migrantes que tentam entrar no país.

Na página oficial do ACNUR onde o vídeo foi publicado, surgiram muitos comentários negativos. Há quem considere que a ONU está a fazer “uma manobra de propaganda”.

Há comentários extremos. “Este vídeo é ridículo. O nosso povo foi à procura de trabalho, para começar uma nova vida. Não foi à procura de benefícios sociais, não praticou violações, não foi criar o caos, a criminalidade e guetos. Comparar a situação atual com o passado é um insulto de amador”, pode ler-se.

“Os checos não atravessaram países para o país mais rico, nem para impor os seus valores sobre os anfitriões. Eles aprenderam línguas e trabalharam arduamente. Não violaram mulheres, não roubaram, insultaram, ou exigiram alojamento gratuito. Não entraram na onda ‘Deixem-nos entrar ou morrem’. Saíram pelas vias legais adequadas. Repugnante. Os checos fugiram de um regime retirado do romance ‘1984’, e agora vêem a mesma coisa, vinda de União Europeia e das Nações Unidas”, afirma outra pessoa.

Certo é que cada comentário no YouTube, cada reação, cada crítica positiva ou negativa à ACNUR dão relevância a esta viagem ao passado promovida pela agência da ONU, como forma de promover a tolerância para com os refugiados.

Veja as imagens, que correm as redes sociais.

Em destaque

Subir