Ciência

Um ‘urso d’água’ foi ‘ressuscitado’: Estava congelado há 30 anos

tardigradoUma equipa japonesa conseguiu ‘ressuscitar’ um tardígrado, também apelidado de ‘urso d´água’, que esteve 30 anos congelado. O animal, microscópico, estava num processo de criptobiose, um estado de latência que assegura a sobrevivência em contextos extremos.

O tardígrado reavivado pela equipa do Instituto Nacional de Investigação Polar do Japão (NIPR) foi encontrado no Pólo Sul, congelado, há mais de 30 anos.

De acordo com um comunicado do NIPR, este ‘urso d’água’ foi encontrado em novembro de 1983, quando alguns cientistas que recolhiam amostras de musgo em Showa, a base polar japonesa na Antártida Oriental.

Em maio de 2014, a equipa do NIPR deu início ao processo de descongelamento do animal, que só pode ser visto com recurso a um microscópio.

O feito dos cientistas japoneses tem sido destacado porque o ‘recorde’ era de nove anos: nunca tinha sido reavivado tardígrado mais velho.

Apesar de microscópio, o ‘urso d’água’ tem muito para nos ensinar, pois é o ser vivo mais resistente que existe: consegue sobreviver em condições extremas de temperatura (desde os 200 graus negativos até aos 100 graus centígrados), de pressão ou de radiação.

É tão resistente que se tornou no primeiro animal a sobreviver à exposição no Espaço, depois da Agência Espacial Europeia ter enviado uma ‘tripulação’ de 3000 tardígrados.

O descongelamento deste espécime vai permitir aos cientistas estudar os processos criptobiónicos que o terão ajudado a manter-se vivo, sob temperaturas inferiores a 20 graus negativos, ao longo de 30 anos.

Em destaque

Subir