TV

Um tigre ‘solto’ pelas cheias em Tbilissi matou um homem

Lembra-se de termos noticiado que havia animais selvagens à solta em Tbilissi, depois das cheias terem ‘aberto a porta’ do zoológico? Um dos tigres brancos em fuga atacou um homem, na praça central da capital da Geórgia, matando-o antes de ser morto pelas autoridades.

Confirmou-se o pior cenário: alguns dos animais selvagens que fugiram do zoológico de Tbilissi, ‘aproveitando’ as cheias do passado fim de semana, já estão a atacar humanos.

Hoje, apenas algumas horas depois das autoridades da Geórgia terem garantido que, quanto a felinos, só faltava capturar um leopardo, um tigre branco atacou um homem, em plena praça central da capital georgiana.

As forças especiais da polícia ainda chegaram a tempo de abater o grande predador, mas não de salvar a vida da vítima.

O incidente já foi confirmado por um porta-voz do Ministério da Administração Interna, citado pelas agências internacionais.

Os primeiros relatos indicavam que a fera era um leão, mas várias testemunhas do ataque confirmaram tratar-se de um tigre branco.

Quanto a leões, um exemplar foi descoberto (e posteriormente capturado) escondido num armazém.

Segundo as autoridades, de entre os felinos que fugiram falta apenas encontrar um jaguar: porém, este balanço foi anunciado horas antes do ataque do tigre.

De acordo com Mzia Charachidze, a porta-voz do zoológico de Tbilissi, os oito leões e os sete tigres que terão fugido durante as cheias foram encontrados mortos ou abatidos pelas autoridades, assim como dois jaguares, restando um em fuga.

Quanto aos ursos, só dois dos 14 que fugiram foram recuperados com vida.

Recorde-se que as cheias, provocadas pela chuva inclemente durante o fim de semana, provocou pelo menos 12 mortos e 36 feridos, havendo ainda registos de 24 pessoas desaparecidas.

“A situação é complexa”, reconheceu, na altura, o primeiro-ministro, Irakli Garibashvili: “Tbilissi nunca tinha vivido uma catástrofe natural desta dimensão”.

Um número ainda incerto de animais conseguiu fugir e o registo mais expressivo do incidente era, até este ataque do tigre, um hipopótamo a ser ‘escoltado’ por populares nas ruas de uma zona comercial, já depois de atingido por um dardo tranquilizante.

Mas as fotos de um crocodilo ‘camuflado’ de carro, num parque de estacionamento, e de um urso empoleirado numa estrutura de ar-condicionado de um prédio também não tardarem a tornar-se virais.

Para além da fauna à solta, continua por resolver o problema dos cadáveres, pois os corpos de centenas de animais que se afogaram andam à deriva pelas ruas enlameadas. Só os primeiros relatos indicavam a existência de carcaças de um leão, um javali e um tigre.

Como se não bastassem os desastres naturais, há ainda os ‘acidentes’ provocados por humanos, como a opinião de que a culpa é dos comunistas, como afirmou a Igreja Ortodoxa georgiana.

“Quando os comunistas chegaram neste país, eles ordenaram que todas as cruzes e os sinos das igrejas fossem derretidos e o dinheiro usado para construir o jardim zoológico”, recordou o patriarca, Ilia II, citado pela Interfax.

“O pecado não vai passar sem punição. Lamento muito que tenha caído sobre os georgianos um jardim zoológico construído à custa de igrejas destruídas”, concluiu.

Reveja o vídeo do hipopótamo a ‘passear’ pelas ruas da cidade:

Em destaque

Subir