Nas Notícias

Um quarto dos portugueses à espera dos saldos para comprar presentes de Natal

A Cetelem consultou mais de 600 pessoas e concluiu que 70 por cento dos consumidores não esperou pela época de saldos.

Um quarto dos consumidores portugueses ainda não ofereceu os seus presentes. Isto porque estão à espera dos saldos para poderem comprar a melhores preços, segundo mostra um estudo do Observador Cetelem.

O inquérito foi desenvolvido em parceria com a Nielsen, onde revela que “este ano, 23 por cento dos consumidores preferem aproveitar os preços mais vantajosos praticados nas promoções após o Natal, uma percentagem ligeiramente superior à de 2015 (vinte por cento), mas aquém da registada em 2013 (33 por cento), a mais alta dos últimos seis anos”.

Após ter consultado mais de 600 pessoas, a conclusão a que a Cetelem chegou foi que para 70 por cento dos consumidores, aguardar até aos saldos não foi opção. Já outros sete por cento ainda não tinham a certeza se iriam esperar pelo período de rebaixas.

Dos consumidores que admitem recorrer ao pós-Natal para comprar alguns presentes que ficaram pendentes, a grande maioria são mulheres, nomeadamente 28 por cento das consumidoras assumem utilizar os saldos para comprar presentes de Natal, contra 18 por cento de homens que admitem fazer o mesmo.

A nível etário, são os mais jovens, entre os 18 e os 34 anos de idade, que mais aguardam pelos saldos para comprar os últimos presentes.

“Voltámos a verificar, este ano, que as pessoas entre os 45 e os 55 anos têm vindo a perder interesse em esperar pela época de saldos”, afirma Pedro Camarinha, diretor de distribuição da Cetelem.

“Até 2013, a sua intenção de guardar algumas compras para este período era das mais elevadas entre todas as faixas etárias, mas essa tendência parece ter desaparecido e, a partir de 2014, são as gerações de jovens e de jovens adultos que mais aproveitam os preços baixos das promoções”, explica.

Em destaque

Subir