Ciência

Um fenómeno celestial ou vida extraterrestre, eis a questão

O telescópio Kepler encontrou, na estrela KIC 8462852, na constelação Cygnus, uma variação de luz incomum. Há já cientistas que acreditam numa “megaestrutura” que prova a existência de vida extraterrestre, mas a maioria opta pela prudência e falam em restos de cometas.

“Era muito estranho”, admitiu uma cientista: a estrela KIC 8462852, que fica a cerca de 1481 anos-luz, na constelação Cygnus (mas já próxima da constelação Lyra), exibiu um padrão muito invulgar de emissão de luz, o qual foi ‘apanhado’ pelo telescópio espacial Kepler.

As imagens apontam para a existência de uma “megaestrutura” alienígena e há já quem fale que estas construções são a primeira prova da existência de vida extraterrestre.

“Seria expectável que uma civilização extraterrestre construísse” o inusitado conjunto de objetos, salientaram os astrónomos que primeiro detetaram os indícios.

Entre esses encontra-se Jason Wright, investigador da Universidade de Penn, que prometeu publicar um relatório sobre a estrela KIC 8462852, na qual acredita haver “um enxame de megaestruturas”.

“Fiquei fascinado com o seu aspeto estranho”, argumentou: “Os aliens deviam ser sempre a última hipótese a considerar, mas isto seria algo que devíamos esperar que uma civilização extraterrestre construísse”.

A estrela, detetada em 2009, ficou conhecida por emitir padrões de luz diferentes das outras estrelas detetadas pelo Kepler, um ‘problema’ que os cientistas ainda não conseguiram explicam.

“Nós nunca tínhamos visto nada como esta estrela”, admitiu outra investigadora, Tabetha Boyajian: “Era tudo muito estranho, inicialmente pensámos que podia ser uma má leitura dos dados ou o movimento da aeronave, mas tudo foi verificado”.

Não é a primeira vez que a KIC 8462852 se mete nestes ‘sarilhos’. Em 2011, tornou-se num dos alvos da atenção dos Caçadores de Planetas, um grupo de “cidadãos cientistas” (segundo os próprios) que se dedica ao estudo dos planetas.

Para os Caçadores de Planetas, esta estrela é “bizarra” e (por isso mesmo) “interessante”.

O que mais tem intrigado os cientistas é a idade dos objetos que orbitam a estrela, uma vez que esta não é nova. Isto é, ou são ‘novos’ (e é preciso apurar como surgiram), ou já teriam sido engolidos pela KIC 8462852.

Embora os cientistas, segundo o The Telegraph, estejam mesmo a considerar a hipótese de se tratar de uma “megaestrutura” de construção alienígena (como se os objetos em causa fossem painéis solares), poucos são ainda os que se atrevem a falar publicamente em vida extraterrestre.

Em destaque

Subir