Mundo

Uganda: Museveni, Presidente há 30 anos, novamente eleito

Uganda Museveni PresidenteO Uganda foi a votos, mas o resultado não surpreendeu ninguém. Yoweri Museveni, Presidente há 30 anos, venceu (novamente) as eleições, confirmou a comissão eleitoral. Serão mais cinco anos de poder para Museveni, reeleito num dia de bloqueio nos acessos a redes sociais.

A notícia foi dada por Badru Kiggundu, presidente da comissão eleitoral do Uganda, tanto mais que as redes sociais estiveram ‘offline’ durante o período de votação: “A comissão declara que o candidato Yoweri Kaguta Museveni, que obteve mais de 50 por cento dos votos válidos, foi eleito Presidente da República do Uganda2.

No poder há 30 anos, Yoweri Museveni foi reeleito para (mais) um mandato de cinco anos com cerca de 60,75 por cento dos votos, enquanto o líder da oposição, Kizza Besigye, se ficou pelos 35,37 por cento.

As eleições decorreram num “ambiente intimidador”, segundo um observador da União Europeia, “criado principalmente por membros do governo”.

O triunfo à primeira volta já é uma tradição para Museveni: teve 75 por cento dos votos em 1996, 69 por cento em 2001, 59 por cento em 2006 e 68 por cento em 2011.

A oposição, mais uma vez, contestou os resultados porque as eleições foram “fraudulentas”.

‘Prova’ disso é Kizza Besigye, que na última sexta-feira foi detido pela terceira vez na mesma semana.

De acordo com as agências internacionais, os acessos às redes sociais (como Facebook e Twitter) estiveram bloqueados durante o período da votação.

Em destaque

Subir