Apresentações/Novidades

UE investiga Volkswagen e não deixa outras marcas alemãs de fora

A União Europeia, através da sua Autoridade da Concorrência, decidiu voltar a investigar a Volkswagen, mas desta vez também contemplou outros construtores de automóveis alemães, como a Daimler (Mercedes-Benz) e a BMW.

O inquérito levado a cabo pelas autoridades de Bruxelas iniciou-se em julho deste ano, e desta vez não tem a ver com emissões poluentes mas com a fixação de preços.

Tudo indica que a denúncia tenha partido da Daimler, e terá a ver com uma combinação dos preços das tecnologias de motores diesel e de outros componentes. Mas apesar do seu estatuto de denunciador, o construtor de Estugarda também foi visitado pelos investigadores da Autoridade Europeia da Concorrência.

A Volkswagen confirmou que as autoridades europeias examinaram vários documentos na sua sede, em Volfsburg, bem como nas da sua associada Audi, em Inglostadt, e segundo Bruxelas insere-se no inquérito que visa apurar até que ponto “vários fabricantes de automóveis alemães podem ter violado as regras da concorrência da UE que proíbem cartéis e práticas comerciais restritivas”.

De fora também não ficou a BMW, que no final da semana passada foi também visitada pelos investigadores da Autoridade Europeia da Concorrência, na sua sede em Munique.

Em destaque

Subir