Mundo

UE envia Marisa Matias para vigiar eleições nas Honduras

As Honduras vão realizar eleições gerais a 26 de novembro e quem vai controlar a legalidade do sufrágio, em nome da União Europeia, é uma eurodeputada portuguesa: Marisa Matias.

Nunca um representante nacional tinha sido escolhido desde a introdução do novo protocolo de nomeações, em 2015.

“As próximas eleições nas Honduras serão um momento fundamental para aprofundar a consolidação da democracia”, salientou Federica Mogherini, a Alta Representante da UE para a política externa e segurança: “Estou confiante que a Missão de Observação Eleitoral da UE, sob a liderança da observadora-chefe Matias, dará um contributo importante para este processo”.

Não será fácil, reconheceu a eurodeputada eleita pelo Bloco de Esquerda.

“As Honduras vivem um momento político particularmente tenso, a missão de observação poderá ajudar a que estás eleições decorram com transparência e credibilidade. Assumo essa responsabilidade tendo clara percepção das dificuldades que terei pela frente”, prometeu Marisa Matias.

As eleições gerais – presidenciais, legislativas, autárquicas e dos representantes ao Parlamento da América Central – das Honduras estão marcadas para dia 26 de novembro.

A observadora-chefe da União Europeia vai realizar a primeira visita ao país entre 22 a 26 de outubro. Já lá estão os membros do núcleo da equipa, desde dia 11, e no dia 22 vão chegar os 22 observadores de longo prazo.

A 21 de novembro, a equipa liderada por Marisa Matias fica completa com a chegada dos 40 observadores de curto prazo.

Em destaque

Subir