Economia

Turismo: Portugal promove-se no Reino Unido antes que o Brexit seja real

turismo-portugal-brexitPortugal quer ver entrar turistas britânicos antes que o Reino Unido saia da União Europeia (o famoso ‘Brexit’) e vai lançar uma campanha de promoção.

Em entrevista à Lusa, a secretária de Estado do Turismo explicou tratar-se de uma medida de “antecipação” para prevenir eventuais efeitos negativos do ‘Brexit’: “Reunimos com vários operadores e companhias aéreas do Reino Unido no sentido de antecipar possíveis efeitos e garantir que as condições dos turistas e dos residentes num país e noutro não são afetadas”.

“Acho que temos de estar todos preparados para minimizar os impactos possíveis”, frisou Ana Mendes Godinho: “Verdadeiramente, este ano, os números indicam que não houve qualquer impacto até ao momento. O mercado do Reino Unido para Portugal está a crescer 15 por cento, o que demonstra uma grande capacidade do nosso destino para atrair os britânicos”.

Enquanto o Reino Unido faz parte da União, Portugal aproveita para fortalecer “a mais velha aliança da Europa”, tanto mais que a longa relação entre os dois países “gera confiança entre os mercados” e traduz-se “no crescimento do mercado britânico para Portugal”.

Em pleno Dia Internacional do Turismo, a secretária de Estado elogiou a prestação do setor, que cresceu entre janeiro e julho.

A “grande aposta” para o futuro é o alargamento da atividade turística ao longo do ano em todo o território nacional, “quer em termos de diversificação e desconcentração da procura, quer na diversificação dos mercados que estamos a atingir e com a importância das ligações aéreas aos mercados que nos interessam e que deixam valor em Portugal”.

“A informação que eu tenho junto dos empresários é que a procura é grande também para o inverno, o que nos permite alargar a atividade a mais meses ao longo do ano e não se concentrar nos meses tradicionais”, reforçou.

Em destaque

Subir