Mundo

Tsunami de nuvens assusta moradores de Sidnei (vídeo)

Na última sexta-feira, a orla costeira do estado de New South Wales, na Austrália, foi atingida por um tsunami de nuvens. Em Sidnei, o alerta dos serviços de meteorologia apontavam para trovoada, chuvas intensas e ventos fortes.

Num tsunami de nuvens, estas parecem juntar-se numa longa e compacta parede, que avança pelos céus ao longo de quilómetros.

“Isto ocorre quando a trovoada trazido por uma frente fria levanta abruptamente o ar húmido. É como que uma violenta descarga”, explicou o meteorologista Christopher Webb, em declarações ao The Daily Telegraph.

“Quando a chuva da trovoada cai verticalmente a direito, arrasta o ar para baixo e este espalha-se na horizontal, formando uma rajada frontal quando a passagem abrupta da tempestade levanta o ar húmido”, complementou.

É um fenómeno raro e, felizmente, menos temível do que um ‘normal’ tsunami: ainda assim, não está isento de perigos.

Os serviços de meteorologia da Austrália emitiram vários alertas para a ocorrência de trovoadas, chuvas intensas e ventos fortes.

O tsunami das nuvens atraiu facilmente a atenção da população, sobretudo junto ao porto de Sidnei, onde o efeito visual foi de uma beleza aterradora.

Nas redes sociais, uma das hashtags mais usadas foi #stormageddon, uma mistura de tempestade (‘storm’) com o fim do mundo segundo a Bíblia (‘armageddon’).

Em destaque

Subir