Mundo

Trump reage ao míssil norte-coreano: “Vamos tratar do assunto”

A Coreia do Norte lançou hoje mais um míssil balístico, que foi parar ao Mar do Japão. “Vamos tratar do assunto”, foi a resposta pronta do Presidente dos EUA, Donald Trump.

Foi ao final da tarde que a Coreia do Norte lançou mais um míssil balístico, ignorando os protestos da Coreia do Sul, EUA e Japão e a ‘ordem’ da China para não fazer escalar a tensão na região.

O míssil voou para leste de Pyongsong, ao longo de 960 quilómetros, tendo atingido o Mar do Japão, após quase uma hora de voo, relatou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

De acordo com o Pentágono, o míssil lançado será intercontinental e atingiu a altitude mais elevada de entre todos os já lançados pela Coreia do Norte.

“É uma ameaça para o mundo”, insistiu Jim Mattis, o secretário de Estado (equivalente ao nosso ministro) da Defesa dos EUA. Sendo um míssil intercontinental, conseguirá atingir territórios norte-americanos.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, fez um único comentário: “Vamos tratar do assunto”.

Bem mais expansivo foi o primeiro-ministro do Japão, perante este “ato violento que não pode ser tolerado”.

“Nunca cederemos a qualquer ato de provocação”, reforçou Shinzo Abe, instando o o Conselho de Segurança das Nações Unidas a reunir de emergência para analisar o assunto.

Em destaque

Subir